8 de fevereiro de 2012 - A desnacionalização de peças na produção de eletrodomésticos da linha branca tem sido tema de preoucupação para o deputado federal Newton Lima (PT-SP), que apresentou cálculos de pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Raupp, para reforçar a questão.
Os dados demonstram que, na última década, a importação destas peças apresentou avanço de 658,6%, enquanto as vendas de eletrodomésticos subiram 63,1%.
O aumento das vendas foi proporcionado, principalmente, por medidas governamentais de incentivo ao consumo, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os eletrodomésticos.
Em nota, o deputado afirmou que "não podemos permitir um aumento do desemprego no setor, principalmente no momento em que as vendas estão aquecidas".
Diante do cenário, o ministro Raupp irá receber uma comissão de metalúrgicos do estado de São Paulo a fim de discutir uma solução para o caso.
O sindicato acredita que o ideal seria que a redução do IPI fosse acompanha de um limite aos importados.
Além da reunião com o ministro, os sindicatos do estado programaram um protesto conjunto em São Carlos, interior paulista, para reivindicar adoção de medidas por parte do governo para proteger a indústria nacional.
Fonte: www.ultimoinstante.com.br
Com 391 metros de comprimento e capacidade para 400 mil toneladas de carga, o navio é operado exclusivamente pela Vale...
Esta é a primeira vez que a companhia divulga o volume de reservas certificadas.